Terça-Feira é dia do JCB homenagear o Tríplice Coroado Groove | Jockey Club Brasileiro

Terça-Feira é dia do JCB homenagear o Tríplice Coroado Groove

GroovepostFilho do irlandês Emmson na nacional Boa Moça, uma filha do inglês Breeders Dream, Groove, sempre treinado por Cosme Morgado Neto, desde sua estreia no Hipódromo da Gávea em maio de 1995, mostrou-se um animal diferenciado e versátil. O castanho, em sua campanha de sete triunfos em 10 apresentações, obteve vitórias nas distâncias de 1.000, 1.400, 1.500, 1.600, 2.000 e 2.400 metros na pista de grama. Na areia, venceu em 1.500 e 1.400 metros, distância esta em que, até hoje, é o recordista, com a marca de 1min22s50, anotados em 16/12/1995, durante o Festival de Verão, logo após a reforma na pista feita pela administração de José Carlos Fragoso Pires.

O ápice de sua campanha foi em 1996, quando aos três anos tornou-se o nono cavalo Tríplice Coroado do turfe carioca ao vencer:

-  GP Estado do Rio de Janeiro (G1) (veja o vídeo ao lado), 1.600 metros, pista de grama, em 25/02, derrotando Canadian Flyer, Dancer Man, Oaks Printed e Hike Lite, entre outros. Groove recebeu direção enérgica de Jorge Leme, que teve em seu encalço, durante toda a reta Canadian Flyer, com Jorge Ricardo “up”, e a presença incômoda do craque Dancer Man, que meses antes venceu, na mesma distância, o GP Presidente da República (G1), na condução de Rodrigo Dias dos Santos Lepre.

- GP Jockey Club Brasileiro (G1) (abaixo o vídeo da carreira), 2.000 metros, pista de grama, em 17/03. Na segunda etapa da coroa carioca à época, hoje é o GP Francisco Eduardo de Paula Machado (G1), de ponta a ponta e, novamente, tendo em Jorge Leme um fator de desequilíbrio, pois a partida dada pouco antes da entrada da reta final obrigou seus adversários a saírem do natural, Groove bateu Hike Lite, Dancer Man,Oaks Printed, Eagle Set e outros.

GP Cruzeiro do Sul (G1) (abaixo o vídeo do Derby), 2.400 metros, pista de grama, em 14/04. Na mais sensacional das três provas, Groove entrou na reta com dois e três corpos de vantagem, mas na altura dos 300 finais, Onefortheroad, Eternitá e Expert Only vieram juntos, com grande ação e passaram por Groove como se ele estivesse parado. Mas, Groove era valente, resistente e, com Onefortheroad abrindo e prejudicando a parelha do Haras Santa Maria de Araras, Expert Only e Eternitá, voltou por dentro, retomou a ponta, dando tempo ainda para Jorge Leme comemorar efusivamente o triunfo. Onefortheroad terminou em segundo, mas por prejuízos causados a Expert Only e Eternitá, acabou na quarta posição. Hike Lite completou o marcador.

Comandantepost03Terça, 17 de abril, animais de 3 anos e mais idade disputam a Prova Especial Groove. O páreo, que será disputado em 1.300 metros, areia, terá nove concorrentes, já conhecida a deserção de Coração de Ouro (Stud R.T.Santos): Comandante Dodge (Coudelaria Familia Monteiro); First Run (Stud NP); El Bacan (Stud Parente Sobral); Kid Carson (Stud Verde); Niguel (Stud Alessio & Naela); Punta Cana (Marlene Fernandes Serrador); Joe Jordan (Stud Winchester 45); Magic Citizen (Coudelaria Jéssica); e Kapoor (Stud Red Rafa).

por Fernando Lopes – foto: Internet & Sylvio Rondinelli

Vídeos – Blog do Júlio Ponte – julioturfe.blogspost.com

Gostou da notícia? Compartilhe!