O JCB celebra Salgado Filho, um administrador da mais alta expressão | Jockey Club Brasileiro
APOSTAS ABERTAS
Clique aqui para APOSTAR

O JCB celebra Salgado Filho, um administrador da mais alta expressão

Por indicação do grande Linneo de Paula Machado, Joaquim Pedro Salgado Filho chegou à presidência do Jockey Club Brasileiro em 1940.

Inteligente e homem público invulgar, cumpriu como poucos as missões que lhe foram confiadas. Titular da pasta do trabalho, em momentos dos mais difíceis do Governo Vargas, coube-lhe a honra de ser o primeiro Ministro da Aeronáutica. Inclusive, o Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, e o Aeroporto Salgado Filho, em São Carlos – SP, foram assim denominados em sua homenagem.

Como dirigente máximo do Jockey Club Brasileiro, embora até então nunca tivesse sido um turfista, revelou-se um administrador da mais alta expressão. Abriu agências, renovou o quadro de proprietários e revitalizou as corridas ao criar um maior número de páreos abertos até a extinção do especial.

Fiel ao presidente Getúlio Vargas, renunciou no final do ano de 1945, quando, após a queda de Vargas, alterou-se o nome do Grande Prêmio Getúlio Vargas, para Grande Prêmio 15 de novembro.

Salgado Filho faleceu em trágico acidente aéreo, no dia 02 de julho de 1950, em São Francisco de Assis, quando estava indo se encontrar com Getúlio Vargas, em sua fazenda em Itú. O avião em que viajava, um bimotor, chocou-se com uma colina em dia de neblina.

O GP Salgado Filho

Atualmente disputado em 1.600 metros, o Grande Prêmio Salgado Filho inicialmente (e durante muitos anos) era disputado em 2.400 metros, onde se tornaram vencedores animais fenomenais, como: Quiproquó, Ravel, Lohengrin, Kraus, Royal Game, L’Inconnu, entre outros. Com a carreira sendo disputado em uma milha, corredores extraordinários já a venceram, como Malmedy (duas vezes), Favori (duas vezes), Dancer Man, Kito Hope (duas vezes), entre outros.

mcITIZENEste ano oito competidores, de três anos e mais idade, estão confirmados nos 1.600 metros do GP Salgado Filho (G3), que será disputado no domingo, 16 de outubro. São eles:

Ilha de Pascoa (Roberto Queiroz Dias Rosa); Jardim de Outono (Stud Blue Mountain); Kapoor (Stud Red Rafa); Know How (Haras Nacional); Last Hope e Magic Citizen (ambos da Coudelaria Jéssica); Special Envoy (Stud Allstar Brasil); e Ultra-Rápido (Jorge Roberto Coelho de Miranda).

Da Redação

 Fotos: Internet e Gerson Martins

 

Gostou da notícia? Compartilhe!
ENVIE ESTA PÁGINA PARA UM AMIGO