JCB celebra Octávio Dupont, um dos mestres da veterinária em todo o mundo | Jockey Club Brasileiro

JCB celebra Octávio Dupont, um dos mestres da veterinária em todo o mundo

octavio dupontProfessor emérito da Universidade Rural do Rio de Janeiro, Octávio Dupont (Octave-Jules Dupont) trouxe dois diplomas da Bélgica, onde nasceu, um de médico e outro de veterinário. Sua competência e dignidade fizeram com que o Jockey Club Brasileiro lhe concedesse o título de sócio honorário, dando, ainda, o seu nome ao modelar hospital veterinário, localizado na Vila Hípica do Hipódromo da Gávea.

Octávio Dupont foi sem dúvida um dos mestres da veterinária em todo o mundo, recebeu inúmeros títulos, tanto na Bélgica como em nosso país. Um deles, o 1º Prêmio Linneo de Paula Machado, de 1950, que é considerado o melhor trabalho apresentado sobre o cavalo de corrida. Outro foi a condecoração, por Sua Majestade, o Rei da Bélgica, com a comenda de Chevalier de L’Ordre de Léopold.

Como vem acontecendo ao longo dos anos, o Jockey Club Brasileiro homenageia Octávio Dupont com um listed Race em seu nome.

APPLE HONEYA prova tornou-se uma dais mais tradicionais do calendário nobre carioca, tendo em sua lista de vencedoras éguas de grande expressão, como, entre outras: Apple Honey (Haras São José e Expedictus), mãe do fenômeno Itajara; Sweet Honey (Haras São José da Serra), Miss Dourness (Haras Santa Ana do Rio Grande), Pleni Turbo (Stud São Francisco da Serra), mãe do Tríplice Coroado Plenty Of Kicks; Irish Lover (Stud Gold Horse), Re Tong (Stud Capitão); Desejada Duda (Stud Alvarenga) e no ano passado Colorado Girl (Stud Alvarenga), ganhadora, em junho do mesmo ano, do GP Roberto e Nelson Grimaldi Seabra (G1), o “Brasil das éguas”.

Little Bad Girl 28Na sua versão 2018, o páreo, programado para 1.500 metros, traz à pista de grama 12 potrancas de três anos, são elas:

Platine (Haras Doce Vale); Silence’s Sister (Stud São Francisco da Serra); Highlighted (Haras Santa Rita da Serra); Naomi Broadway (Haras do Morro); Midsummer Rain (Stud V.Jabor); Surprising (Stud Alessio & Naela); Gana Forte e Gaivina (as duas do Haras Santa Maria de Araras); Little Bad Girl e Lisboeta (ambas do Haras Figueira do Lago); Breaking News (Stud Allstar Brasil); e Kassie’s Angel (Stud Eternamente Rio)

Da Redação – Fotos: Arquivo JCB

Gostou da notícia? Compartilhe!