A tradição do Derby Club » Jockey Club Brasileiro - Turfe

A tradição do Derby Club

Fundado em 1885, o Derby Club teve como seu primeiro presidente Dr. Paulo de Frontin (foto), catedrático em filosofia e que se dedicou ao clube por 47 anos, sem jamais ter sido proprietário ou criador de cavalos. Em 1932, o Derby Club se uniu ao Jockey Club para formar o Jockey Club Brasileiro.

O Derby Club fez sua primeira reunião em 2 de agosto de 1885, com 82 animais inscritos em nove páreos, número até então não atingido em toda a América do Sul. Foi o grande acontecimento social do ano e a ele estiveram presentes Suas Majestades Imperiais, D. Pedro II e D. Thereza Christina e mais 10.000 pessoas, aproximadamente. O castanho Aymoré, de propriedade da Coudelaria Aliança e montado por Athur Oliveira foi o vencedor da 1ª prova disputada no Derby Club.

Em julho de 1889, quatro anos após sua fundação, o Derby Club inaugurou na Praça da Constituição, hoje Tiradentes, sua sede social. A área do hipódromo foi edificada em terrenos adquiridos à Condessa do Itamaraty. Hoje, no terreno utilizado, funciona o Estádio Mário Filho, o Maracanã. Inovador e à frente do seu tempo, logo em sua primeira corrida fez funcionar um cronógrafo elétrico, destinado a marcar com precisão o tempo de cada páreo.

da Redação – foto: Augusto MotaInternet e Livro Jockey Club Brasileiro 130 anos – Rio de Janeiro Um século e meio de turfe

Gostou da notícia? Compartilhe!