Frederico Lundgren, um entusiasta do Esporte dos Reis » Jockey Club Brasileiro -

Frederico Lundgren, um entusiasta do Esporte dos Reis

Frederico LundgrenNascido em 20 de junho de 1879, Frederico João Lundgren foi coronel da Guarda Nacional e Deputado Federal. Idealista, fundou o Haras Maranguape, em Pernambuco, onde as terras não eram recomendáveis à criação do Puro-Sangue Inglês. Entretanto, destas mesmas terras, surgiu o tordilho Mossoró, ganhador do primeiro Grande Prêmio Brasil, em 1933, e depois exportado para a Inglaterra, onde seguiu brilhando para a farda azul e ouro em listas horizontais.

Como curiosidade, apesar de seu entusiasmo pelo turfe, Frederico Lundgren não estava no Rio de Janeiro quando ocorreu o êxito de Mossoró na mais importante prova do turfe brasileiro.

Além de ter animais correndo nos principais hipódromos do país, manteve também um haras na Inglaterra e seus corredores participavam de provas em diversas partes do mundo. Um dos mais famosos foi Greetings, que venceu cinco carreiras na Índia e 12 provas na África do Sul.

O industrial, ao saber da construção do Hipódromo da Gávea, em 1922, telegrafou a Linneo de Paula Machado e colocou a disposição uma quantia considerável na época (cerca de 50 contos de réis) para implementar a construção do novo prado.

Super PowerLundgren faleceu em 25 de fevereiro de 1945 e no ano seguinte foi criada a carreira clássica em sua homenagem. Inicialmente a prova era disputada em 2.000 metros e, a partir de 2004, passou a acontecer em 1.600 metros, grama. De lá para cá, inúmeros corredores de qualidade venceram este páreo, entre outros, Hamdam, Helíaco, Manguari, Prosper, Quiproquó, Lohengrin, Atramo, Astro Grande, Bowling, Super Power (na foto, após conquistar a Tríplice Coroa em 2000).

Este ano, des potros nascidos em 2015 estão inscritos no GP Frederico Lundgren (G3), são eles:

Garbo Talks (Haras do Morro); Inforcer (Stud Best Friends); Turkish (Fazenda Mondesir); Garrison (Stud Pedudu); Joe Gold (Stud Dharma); Leviatan (Stud Eternamente Rio); Jet Leg (Alberto Juarez Tiellet Miorim); Gol Na Certa (Stud Grenoble); Olympic Impact (Haras Regina); e Petit Patapon (Haras Doce Vale)

Da Redação – Fotos: Arquivo JCB e Gerson Martins

Gostou da notícia? Compartilhe!